quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Novo secretário fala dos projetos da Seduc

O novo Secretário de Estado de Educação, Cláudio Cavalcanti Ribeiro, falou sobre as ações da Seduc para a volta às aulas e das prioridades para este segundo semestre. A entrevista foi publicada na coluna do jornalista Mauro Bonna, publicada na edição de hoje (4) do Diário do Pará.
Cláudio Cavalcanti Ribeiro tem passagens pela Sectam, Escola de Trabalho e Produção, Sebrae/PA e prefeitura de Ananindeua. Antes de assumir a Seduc, foi secretário adjunto de Ensino de janeiro a julho de 2011.
Mudou o secretário, mudaram as prioridades?
CLÁUDIO RIBEIRO - Não. Nós participamos desde o início do governo Jatene da formulação das prioridades da Seduc, que são fundamentalmente as questões de ampliação da cobertura e a da qualidade da educação. Sem dúvida, hoje, a situação é bem melhor do que em janeiro.
Para este reinício de aulas, a Seduc apresentará alguma novidade no combate à violência?
RIBEIRO - Estamos com várias iniciativas, mas talvez a mais importante delas seja a parceria que nós temos com o Propaz, que é numa perspectiva de desenvolvimento da cultura da paz e da negação à violência. Esse é um trabalho que vai ter resultados mais a longo prazo.
Mas há projetos para já?
RIBEIRO – Sim, por exemplo, a carteirinha escolar que vamos distribuir gratuitamente para os alunos da Região Metropolitana e de grandes municípios. É uma forma de garantir que a entrada dos alunos nas escolas se dará através da apresentação das carteirinhas. A ideia é que a partir do ano que vem isso se estenda a toda a rede.
O que tem reservado para Educação Profissional?
RIBEIRO - Ou nós capacitamos a população paraense para ser incorporada nesses grandes investimentos ou a gente vai ver o pessoal de fora participar e os paraenses serem apenas os peões. Temos 11 escolas em construção hoje. Dessa forma, saltaríamos para 25. Estamos negociando o repasse de uma escola do governo federal para nós, que seria a 26ª. Já estamos assinando um convênio com uma outra escola e tem ainda outras construções.
Os alunos de escolas públicas estão sendo preparados para avaliações tipo Prova Brasil e o Enem?
RIBEIRO - Começamos dois trabalhos emergenciais. Um para a Prova Brasil: focamos nos professores de Português e Matemática já que a prova trata dessas duas disciplinas. Para o Enem, estamos com uma iniciativa que nós denominamos de Pré-Enem, com resumos de teorias e muitos exercícios para que os alunos estejam mais preparados.
Qual a expectativa de Seduc em relação ao desempenho do Pará no Ideb a partir deste ano?
RIBEIRO - Este ano, devemos ter ainda o reflexo dos anos anteriores, mas nós temos a expectativa que a partir daí a gente inicie uma subida constante nos índices.
A Seduc anunciou uma nova merenda. Ela já chegou aos refeitórios das escolas?
RIBEIRO - A merenda ainda é estoque do ano anterior. Um novo processo de aquisição está em curso, com itens produzidos pela agricultura familiar, como os hortifrutigranjeiros e o iogurte de leite de gado. Já estão garantidos 100 mil litros de açaí. Além disso, os estudantes terão produtos como macaxeira, abóbora, maracujá, acerola, abacaxi e cupuaçu. Novidade no cardápio do segundo semestre é a introdução das proteínas de alto valor biológico como a carne moída, filé de peixe e peito de frango, que serão servidos com arroz, feijão e macarrão.
Fonte: (Cláudio Darwich/DOL), Quinta-Feira, 04/08/2011, 12:00:48


Nenhum comentário:

Postar um comentário