quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Estudantes disputam o Super Jeps

Mais de 600 estudantes participarão da etapa final dos Jogos Estudantis Paraenses, o chamado Super-JEPs. A cerimônia de abertura aconteceu na noite de segunda-feira, 8, no ginásio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). De acordo com a coordenadora do NEL, Ana Glória Nascimento, 20 municípios enviaram representantes, todos alunos de escolas públicas e privadas com idades entre 12 e 14 anos. Eles terão a oportunidade de disputar uma vaga em sete modalidades para os Jogos Olímpicos Brasileiros, que serão realizados em João Pessoa (PB) no mês de setembro.
Estiveram presentes o secretário adjunto de Logística Escolar, José Croelhas, representando o secretário de Estado de Educação, Claudio Ribeiro; o secretário Especial de Promoção Social, Nilson Pinto, e o gerente de regionalização do Pro Paz, Jorge Bittencourt, representando a coordenadora do Programa, Izabela Jatene.
Para Nilson Pinto, não se pode dissociar o esporte da educação. “A formação educacional não se completa apenas com o trabalho intelectual. Não existe mente são sem corpo são. A formação integral do homem requer o trabalho intelectual e a formação física tem no esporte o fomento essencial. O esporte é um instrumento de paz, e por isso nós procuramos incentivar o desenvolvimento dessa prática”.
O secretário especial de Promoção Social anunciou que em março de 2012 o Pará será sede do Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos, com a presença de atletas de todos os países da América do Sul. Para o secretário José Croelhas,  o Super-Jep's é também um momento para formar estudantes e trocar experiências."A integração é algo a destacar nesse evento. Isso possibilita a troca de informações e de experiências, além de estimular a prática de esportes e a construção de amizades. O evento é ímpar. Durante muito tempo esses alunos vão lembrar dessa experiência, pois ela ajudará na formação deles", salientou.
Na ocasião, Jorge Bittencourt destacou alguns resultados obtidos a partir da associação entre educação, esporte, cultura e arte. "Esses são alicerces básicos para tirarmos os nossos jovens das páginas policiais. Em seis meses, mais de 6 mil estudantes participaram das etapas regionais, realizadas em sete municípios do Estado. Os jogos da etapa final do JEP's acontecerão até o próximo sábado (13).
(Agência Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário