sexta-feira, 24 de setembro de 2010

INAUGURAÇÃO DA ESCOLA YOLANDA MARTINS







Após reforma e ampliação, a Unidade de Educação Especial Professora Yolanda Martins e Silva já está em funcionamento. A escola que atende pessoas com deficiência intelectual foi inaugurada nesta quinta-feira,dia 23 de setembro, e conta com prédio com mais acessibilidade, brinquedoteca, padaria e ginásio coberto. A infraestrutura proporcionará melhor desenvolvimento das atividades de socialização dos estudantes, além de prepará-los para o mercado de trabalho.

Alunos participarão de forma mais intensificada do convívio social, garantiu a diretora da escola, Rosilene Mesquita. A atuação do Núcleo de Profissionalização Intensiva será reforçada a partir das novas instalações. Na padaria, jovens e adolescentes aprenderão a confeitar, fazer pães e bolos. Eles também estudarão informática básica, técnicas de jardinagem e confecção de artesanatos. Hoje, 67 alunos estão no mercado de trabalho.

As instalações da escola permitem maior liberdade de locomoção aos 330 estudantes atendidos pela instituição - crianças de três anos a adultos. A maquete, em braile, do prédio está na entrada da escola. A acessibilidade inclui piso tátil, sinais de luz, som, salas e banheiros adaptados. Ontem, eufóricas, as crianças estrearam os balanços e outros brinquedos da área de lazer. Os pais emocionados se deslumbraram com as salas de leitura, linguagem, de estimulação psicomotora e o laboratório de informática com acesso à internet.

Para a diretora Rosilene Mesquita, a inauguração do novo prédio é uma conquista de 18 anos de batalha por melhores condições na educação especial, em Belém. "Trabalhamos com os excluídos. Por sermos poucos, somos pouco lembrados", disse emocionada.O gestor da USE 09(Unidade Seduc na Escola),Jorge Coutinho,na qual a Escola faz parte diz que "está se caminhando rumo a inclusão do aluno com deficiência,não só no espaço escolar,mas sobretudo no meio social" "A escola está à altura da dignidade de seus alunos", observou o secretário de Educação, Luis Cavalcante.

A Unidade de Educação Especial Professora Yolanda Martins e Silva foi fundada há 31 anos. Desenvolve educação complementar à da escola regular. Por meio período, os alunos participam de jogos, fazem exercícios pedagógicos e atividades físicas que trabalham habilidades psicomotoras. Além de 38 educadores que trabalham no espaço da escola, 40 professores itinerantes acompanham as atividades dos alunos nos colégios regulares. Eles também auxiliam os estudantes durante as entrevistas de emprego e os acompanham no exercício das atividades.

Fonte:Unidade 09 e Jornal Amazônia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário